O grupo está ativo desde agosto de 2013, atualmente composto por 28 crianças, com ensaios semanais todas as sextas feiras as 18h30min na sede do DTG Porteira Aberta junto à AFGH, sem previsão de término. O grupo participa de apresentações em eventos do Grupo Herval e dos Municípios da Região. As danças de invernada ensaiadas até o momento são o Caranguejo, Chimarrita, Massanico, Polonésie, Tatu com volta no meio, Xote de carreirinha e Chula no Tatu.
As aulas são ministradas pelos Professores Anderson Cristiano Haack e Carla Luana dos Reis. Anderson iniciou sua participação em danças de Invernada como aluno em 1990 pelo CTG Recanto da Tradição de Nova Hartz, em 1999 passou a dar instrução para os alunos de algumas Invernadas pela região. Formados em instrutor de dança pelo MTG em 2008, já participaram de diversos festivais pelo Estado, incluindo o Festival internacional do Chile onde representaram o Brasil participando do Grupo de Invernada Adulto do CTG Querência de Nova Hartz.
As aulas de danças são mantidas através de Projeto Cultural que prevê a Implantação do Departamento de Tradições Gaúchas – DTG, na Associação dos Funcionários do Grupo Herval, com o objetivo de oferecer aulas gratuitas de Dança Tradicional do Rio Grande do Sul às crianças, jovens e adultos para a comunidade em geral, tem como objetivo difundir e promover a Cultura Sul-rio-grandense e unir adultos e crianças através da dança, promovendo intercâmbio entre as gerações.